Um post sobre a influência que a religião e outras crenças causam em nossas vidas e em nosso convívio social!
Anteriormente, comentei em meus post´s alguns tipos de preconceitos e intolerâncias. Neste pretendo não falar sobre a existência desta ou aquela divindade, o acontecimento deste ou aquele ritual. Mas pretendo começar uma pequena séria sobre a intolerância que a religiosidade e a falta dela fazem para o convívio social e político (lembre-se que político é todo aquele cidadão).
Recentemente participei de uma comunidade no já obsoleto Orkut, nesta comunidade “Contradições do Evolucionismo” que além do nome chamar atenção possui uma foto na qual difama a Darwin, colocando sua cabeça em corpo de símio. Em busca de debates interessantes procurei em seus tópicos e o que mais chamou a minha atenção era o que procurava argumentos de ateus. Pois bem, o assunto no tópico nada tem haver com a comunidade em si, entretanto, buscando outras respostas lancei perguntas nas quais comprovariam um evolucionismo que contrariaria o criacionismo descrito na Bíblia (Holy Bible). Notem que até o momento não tentei provar ou destruir a existência de uma divindade suprema, mas tentei contrariar os dizeres bíblicos. Então novos argumentos apareceram e todos eles tentavam provar a existência de Deus e tentando converter os que lá questionavam em cristãos ou crentes, porém o tópico mais parecia uma seção do tribunal de santo oficio!
Então deixando de lado esta comunidade e analisando certos comentários, comecei a confabular. Em muitas respostas do tópico, pessoas dizem que praticamente esperam por milagres ou esperam a vidar mudar e atacam pesadamente a homossexuais e pessoas com culturas diferentes colocando nesses detalhes o fruto de seus problemas e sua desgraça! Neste momento pensei, será que estes pensamentos é que não são os frutos da desgraça alheia? Será que a ociosidade gerada pelo aceitar de alguns pensamentos antiquados e preconceituosos é que realmente não são prejudiciais ao convívio em sociedade?
“Se todo o poder vem de Deus e assim todas doenças, seria contrário a sua vontade chamar um médico? -Jean-Jacques Rousseau – O Contrato Social”
Não digo que não devemos ter crenças, fé e até mesmo uma religião. Mas seria correto levar tudo ao “pé da letra”, afinal alguns ensinamentos são milenares. Escritos para uma sociedade na qual nem fazemos idéia e claro que eles ao escreverem aquilo tudo não pensariam em como seria o mundo hoje!
Buscar conhecimento não pode ser considerado um pecado, mas e ler apenas a um livro? Isto sim é um pecado! Não podemos nos espelhar em um único livro, e os ensinamentos de outros Livros, outras culturas? Iremos apenas banalizá-las, ignorá-las e atira-las na fogueira da ignorância?
Nunca direi que ler a bíblia,o Corão,a Torá ou outros livros é errado, pelo contrario é totalmente correto e eu recomendo! Mas ler apenas a um? Sem mencionar outros livros, que também possui grande importância, livros de literatura clássica, filosofia, política e romances!
Afinal se lermos um único livro, só este nos servira como base e fonte de conhecimento, neste momento começaria a incompreensão e preconceito. Mesmo porque, se só temos um livro como fonte ele deverá ser tomado como verdade absoluta! Então ocorrerão erros, guerras e genocídio.
continua...
11 comentários:
Tendo conversas com a Dr. Vanessa Sievers de Almeida (formada de teologia e doutorado e filosofia da educação) sobre a bíblia em especifico, ficou claro que a bíblia e um livro com ensinamentos onde muitos podem ser interpretados para utilização no nossa sociedade assim como os demais livro citados também devem trazer muitos ensinamentos. O ponto onde quero chegar e outro, foi discutido também a questão da criação do universo onde em uma conclusão chegamos que seria essa ( curta e dolorosa):
Que a historia da criação é uma invenção para dar motivo para o povo seguir enfrente nada melhor para o povo se sentir melhor falando que esta tudo planejado, que um ser superior vigia o seu caminho, que tudo foi criado conforme ele quis, mais fácil acreditar nisso no que você e culpado pela sua vida e se você esta ai onde você estada e por sua causa.
Acho que a religião tem muito pontos positivos e muitos negativos vale você julgar o que você acha correto seguir, mas achar que um ser humano e pior ou melhor que você ou que ele estraga alguma coisa isso e burrice.
Marco
Não acho que ter um crença seja ruim , mais o ruim é ser fanático levar tudo que está na bíblia, e que padres ou pastores falam ao pé da letra .
É incrível como a religião pode influenciar as pessoas ,no passado um exemplo foi as Cruzadas onde milhares de inocentes morreram, ou atualmente sabemos que muitas igrejas lucram com a ignorância dos seus fiéis e não preciso citar nomes de igrejas todos sabem quais são.
Muito bom o texto, e realmente diz o que acontece na nossa sociedade, pessoas que tomam o que um livro diz, apenas um livro, como verdade absoluta, o que resulta em ignorancia, preconceito e assim por diante.
Devemos sempre buscar conhecimento, pois so podemos criticar algo que conhecemos.
Continue escrevendo bem assim.
Olha, o que você questiona é complexo, eu ia na igreja desde criança, frequentava praticamente todos os dias por vários anos, e tudo o que você "não entende" e questiona nos é ensinado a longo prazo... não é UMA, DUAS OU TRÊS explicações que vai fazer você entender a posição de uma religião, é a vivência nela. Religião não é o jeito de pensar em uma coisa, é o jeito de pensar EM TUDO, é um estilo de vida!
No caso dos cristãos, Você pode entender o porque eles pensam dessa maneira, se você considerar que a Bíblia é a palavra de Deus, se você considerar isso e estudar a Bíblia, passará a entendê-los. Você pode justificar qualquer argumento contra o que eles pensam, mas eles sempre terão um versículo na Bíblia para contra-argumentar, e acredite, na Bíblia tem tudo! É somente nisso que eles confiam. Você pode axar ignorância deles se apoiarem plenamente em apenas um livro, e simplesmente se isolarem do mundo, mas é EXATAMENTE ISSO o que a Bíblia ensina, eles podem ler outros livros, mas é na Biblia que eles acreditam, entendeu?
NO momento eu não vou mais em igreja nenhuma, mas eu entendo o porque eles pensam assim, e não considero ignorancia deles acreditarem em apenas um livro, desde que tenham ouvido outras posições... considero fidelidade ao que acreditam...
Obs: Não seria contra a vontade de Deus chamar o médico, porque na Bíblia diz que Deus deu dom ao homem para curar - 1 coríntios 12:09 (o que não precisa ser um poder sobrenatural, mas sabedoria de curar) ;)
Essses dias estava lendo uma reportagem de um teólogo católico, e o mesmo defendia Darwin, e dizia que hoje em dia, para os católicos, Adão e Eva passou a ser uma fábula, que ainda é respeitada e aceita, mas se tornou impossível negar "A Origem das espécies".
Isso prova que mesmo a Igreja tornou-se mais tolerante, apesar de ainda faltar muito esforço por parte da mesma, e também prova o crescimento da ciência. Amei Casão! beijos!
Bom eu acho que quando assunto é religião,todo mundo acaba sendo intolerante sim.Sem querer generalizar mas ja generalizando,as pessoas que não dividem do mesmo pensamento acabam discutindo pq tentam convencer uma as outras das "suas verdades". Eu não tenho religião,pq não consigo limitar tudo que eu acredito à nenhum livro...cmgo não funciona assim.Só que respeito o jeito de cada um pensar só não acho que a religião possa interferir em atitudes violentas de intolerância,na minha cabeça isso não justifica,uma coisa é não concordar a outra é matar pq não concorda.
Muito bom White, concordo plenamente com tudo que você disse... E como diria Fernando Pessoa: "Viver não é preciso, navegar é preciso", viajar é preciso, e como diria Francis Bacon :"Os livros são barcos". Nossa mente, nossos pensamentos são nosso maior patrimônio, logo recomendo a todos que viajem, e viajem muito... fisicamente, mentalmente e emocionalmente, de avião, navio, trem, carro, onibus, ou através de livros ou filmes diversos... Que a mente da humanidade seja como o cosmos, infinito, e como diria Einstein: "Sempre que uma mente se abre a uma ideia nova, ela nunca retorna ao seu tamanho original." Que possamos nós expandir, quebrar esses 10%, ou menos, ou mais, que usamos de nosso potencial mental, para atingir o potencial infinito da criação, imenso, poderoso, diverso, silencioso e pacífico. Saimos do universo umbigo!!!
Que tal um comentário que não cite bíblia, nem igreja.
Religião é a mostra de uma crença INDIVIDUAL com relação ao mundo, nosso meio social está realmente derramado do cristianismo, mas, para mim, uma mostra real e verdadeira da interferência da religião nas vidas das pessoas está clara no hinduismo e seu "estamento de castas", oras, há exemplo mais forte do que a pessoa ter sua vida traçada, tanto no meio espiritual, quanto no meio social, devido seu nascimento e seu sangue?
com relação a livre interpretação de livros, vejamos o que "Mein Kampf" faz até hoje; há muitos adeptos espalhados pelo mundo, pincipalmente o ocidental, que o tem como manual da vida e creem no Nazismo (descriminatório e "socialista" como foi) como o melhor caminho para se ter em vida.
Então, resumindo, a influência das crenças é evidente, e basta-nos manter um intermédio entre fé e realidade.
Agora um comentário falando SÓ da biblia.
O que MUITOS (reafirmo, MUITOS) não sabem é que a biblia, começou a ser formatada no século IV d.C. no Concílio de Nicéia, ou seja, mais de 300 anos após a morte de Jesus de Nazaré, e os livros conhecidos como "os 4 evangelhos" na verdade foram escritos pelos discípulos dos discípulos dos discípulos de Marcos, Mateus, Lucas e João, as pressas, após serem convocados pelo Império Romano para que no concílio fossem empregados, mas além destes, outros evangelhos também foram escritos como o segundo os discípulos de Judas( sim, o de Iscariotes), Felipe, Maria, Pedro, entre outros, e que não foram aceitos no concílio por apresentarem uma imagem diferente daquela que os "novos cristãos" tinham de Jesus como o messias (salvador), além disso fora incorporado o chamado "antigo testamento", que nada mais é que a junção dos livros judaicosm da história migrante do povo judeu/hebreus rumo à Israel, e alguns escritos sobre as jornadas de "profetas".
Vale lembrar que muitos destes escritos estavam deteriorados, ou até mesmo faltando complementos, e coube a Igreja complemetá-los, um processo que se arrastaria até meados dos Séculos XVI e XVIIm e ainda hoje, são encontrados escritos dobre a jornada dos hebreus rumo a Israel, seu processo de adaptação e conflitos entre reinados, até passagens de Jesus por territórios da Península do Sinai (Egito) e mesopotâmia.
Resumindo, pois há muito o que se falar sobre esse assunto, utilizar a bíblia sagrada como exemplo de crença é aceitável e até justificável, mas tê-la como única verdade e usá-la como arma para defender interesses próprios é inaceitável.
=]
Toda vez que vejo que alguém mais no mundo pensa, fico muito feliz por isso!
Outro dia, minha mãe veio me falar que eu devia agradecer a Deus por ter uma família tão linda e harmoniosa como a minha... eu olhei pra ela, com respeito, e disse que deveriamos agradecer a nós mesmos, por agir com amor, uns com os outros...
Ela sabe que eu tenho minhas dúvidas sobre o que é ou deixa de ser esse lado espiritual da vida, e que prefiro explicações lógicas e provas...
Mas achei muito bonito o que ela respondeu pra mim:
- Filha, mesmo que você não acredite no que eu possa dizer para você, eu sei que você compreende... o amor de que você fala, pra mim é Deus... e não é o fato de você não ter uma crença que vai me fazer te amar menos ou querer que pense o que penso, o importante é continuar amando e respeitando tudo e todos!
Minha mãe é a pessoa mais fofa que eu conheço heheh
Tah... eu não conheço muita gente... =P
Mas eu acho que o segredo é esse, independente de qual religião você é, ou deixa de ser... COEXISTA!
Postar um comentário