
Hoje resolvi escrever um post sobre o rapper Sabotage e para isso começo falando um pouco do Rap a voz da periferia , voz da população pobre , estilo de música que retrata o cotidiano da população pobre , expondo a desigualdade social , e muitas vezes sofre preconceitos da nossa nem um pouco alienada bela classe ‘’média’’ / ‘’alta’’ brasileira que acham que o Rap é música de marginal .
Mais que na verdade não e nada disso , o Rap tira muitas crianças e jovens das drogas e do crime , não só através da música mais também do Break um exemplo disso foi o saudoso Mauro Mateus dos Santos mais conhecido como o rapper ‘’Sabotage’’ criado no bairro do Brooklin em São Paulo , bairro conhecido pelas mansões e prédios luxuosos , mais Sabotage não tinha nenhum luxo e não morava em nenhuma mansão , pelo contrario passo fome morava na Favela do Canão rodeada pelos luxuosos prédios do Brooklin, zona sul da cidade de São Paulo , as dificuldades fizeram com que Sabotage caísse no mundo do trafico de drogas .
Mas quando começou a se dedicar cada vez mais ao Rap parou de traficar e começou a fazer muito sucesso , no ano 2000 lançou seu primeiro, CD ‘’Rap é Compromisso’’ com participação do Chorão do Charlie Brown JR na música ‘’Cantando pro Santo’’, suas letras mostravam o cotidiano do Brooklin que era conhecido apenas como um bairro de luxo frequentado pela alta burguesia de São Paulo , mas suas letras não tinham nada de ‘’luxo’’ elas denunciavam a constante desigualdade social que a população da Favela do Canão convivia . Em 2002 lançou o CD ‘’Uma Luz Nunca irá se apagar’’ com muitas participações especiais de Charlie Brown Jr. , RZO , Rappin Hood , Sepultura , Ronnald Rap, BNegão , SP Funk e Quadrilátero . Fez participações em dois filmes , O Invasor onde atuou com seu próprio pseudônimo ``Sabotage`` e Carandiru como `` Fuinha`` .
Recebeu várias premiações como Premio Hutúz em 2002 como Revelação do Ano e Personalidade Do ano , e também premiações póstumas em 2009 Premio Hutúz de Maiores Revelações da Década e de Maiores Artistas Solo da Década.
Saboatge era casado tinha duas filhas e um filho, sua vida foi interrompida em 24 de janeiro de 2003 no bairro do Brooklin , um traficante assassinou Sabotage com 4 tiros motivado por brigas de quando Sabotage era traficante de drogas , recentemente o traficante Sirlei Menezes da Silva foi condenado por ter assassinado rapper Sabotage a 14 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado .
Pra quem quiser saber um pouco mais da vida e carreira do Sabotage selecionei um vídeo de uma parte do documentário do Sabotage , quem quiser ver mais é só procurar no You tube.
3 comentários:
O preconceito contra o rap sempre existiu e vai continuar existindo, mas isso é só um dos motivos que os torna forte, uma resistência.
Conheço apenas algumas músicas do Sabotage, mas sei bem a influência e importância que ele tem na cena no rap nacional. Hoje, temos uma nova safra de "rappers" brasileiros, os quais ganharam meus ouvidos pelo som e meu respeito pelas letras.
Uma coisa interessante é a diferença entre o Rap americano e o brasileiro. Nos EUA ser rapper é ter suas "bitches", muito diamante e ouro, mostrando de modo extravagante. No Brasil represenra uma fortíssima forma de expressão da classe baixa.
Nos sons os caras falam do que eles vivem e presenciam, aquilo é VIVÊNCIA e muito bem vivida por sinal. E ainda querem coisa mais RICA que isso?
Deixo pra vocês, um dos que considero ser "grande" atualmente.
"(...)
Miséria é foda, só que eu ainda sou bem mais
Maderite furado, cigarro, cheiro de pinga
Olha onde eu cresci, onde nem erva-daninha vinga
Como vc vai sonhar com pódio?
Se amor é luxo e com a grana que nois tem só dá pra ter ódio
Coisas da vida, historia repetida , algo assim
Com quatro anos eu ja via o mundo inteiro contra mim"
- EMICIDA
Sem dúvida o que a biah falou é a real, nos EUA o "rap" virou puro marketing do qual "eu tenho mais ouro, eu ando de ferrari, minha mulher é mais gostosa que a sua". E não algo com força de expressão que é o que ocorre no Brasil.
concordo com a bia
e com o well...no EUA rap é so um cara fazendo rimas sobre putaria
no brasil não, temos várias focos de seriedade como Emicida e um outro grupo a qual não me lembro o nome em brasilia.
Postar um comentário