sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E eu com tudo isso?

Há pouco foi aprovado um aumento de 62% para os nossos deputados federais. Isso era considerado uma atitude urgente, então será colocada em vigor a partir de 1° de fevereiro de 2011. Até que vai ajudar nesse carnaval, hein!

Mas no final das contas eu não estou afim de escrever especificamente sobre o Congresso em si ou até mesmo culpar este redator ou aquele criador desta tão ilustre e oportuna ideia. O que vem à minha cabeça quando a notícia "vazou" são duas pessoas que não tem absolutamente nada a ver com isso. É, eu falo dos fãs do Restart.

Isso mesmo, essa turma tão forte que ou você ama de coração ou você odeia com toda sua alma (assim como quase tudo nessa vida). Bom, essa turma um dia quis ir pra um Show do Restart e deu o maior rolo. Eles queriam ver o espetáculo, mas na última hora foi cancelado. Eis o problema: todos os fãs tiveram que voltar pra casa desolados. Mas o que marcou mesmo foram duas declarações de fãs que com certeza você lembra por ter visto em algum lugar: uma menina que chorava enquanto dizia que "isso é uma puta falta de sacanagem" e um outro jovem que ameaçou a banda com a célebre frase: "vou xingar muito no Twitter".

Olha, por incrível que pareça, é desse jovem que eu lembro quando vejo as hashtags "fogo no congresso" ou "vergonha alheia". Porque são coisas que as pessoas fazem justamente porque querem massagear o próprio orgulho ou então de alguma forma te dizer que estão abalando as estruturas sociais ao fazer tal revolução. Honestamente, amigos, isso leva de nada a lugar nenhum.


No final das contas, nosso egoísmo é tanto que a gente faz as coisas apenas pra dizermos pra nós mesmos que estamos de olho em algo. Então quando a galera diz que é contra o aumento de 62% ou qualquer outra coisa, o que acontece? Uma hashtag. Poxa, que eficiência, hein. Mas já é suficiente para nossos amiguinhos verem que nós somos jovens engajados politicamente e todo mundo deveria seguir nossos exemplos e blablabla. Enfim, estamos também mascarando uma grande realidade chamada Inércia simplesmente tapando o Sol com a peneira e encobrindo o fato de que nós não estamos fazendo absolutamente nada.


Obviamente existem várias formas de se mudar esse rumo. Uma delas é incitando as pessoas ao redor a participarem de debates políticos, a verem como as coisas funcionam ou até mesmo apenas mostrando os fatos. Mas de novo caímos no problema da maquiagem, porque não basta apenas mostrar. Tem que incitar. Não é suficiente que eu lhe diga que algo está errado, porque, no final das contas, tudo é uma questão de opinião. Assim, pra simplificar eu diria que a gente precisa apenas... hun... parar de massagear o próprio ego e pensar que as coisas têm mais profundidade.

Lembram quando eu disse no post "A Voz" que em alguns dias tudo se esquece? Então... isso acontece porque a gente tá olhando só pra si mesmo. Se pensássemos nos demais, no mundo ao redor, as palavras e a indignação durariam mais tempo. Mas é tudo moda. Vamos sair repetindo o que é dito por aí e a imagem já vai ficar legal. Seja votando, seja escrevendo, seja falando. É ser uma porta aberta para qualquer baboseira que vier de fora. É dar ouvidos para aquele monte de gente que abusa do poder ou da popularidade pra não falar absolutamente nada. É, enfim, ser um amplificador de vozes mudas.

Então, amigos, espero que sempre que debatermos sobre assuntos  tão complicados, nós não fiquemos apenas xingando todo mundo ou querendo mostrar pra Deus e toda a torcida do Flamengo que nós sabemos algo. Mas seria bom se buscássemos coisas aproveitáveis nisso tudo para, principalmente, podermos iniciar uma nova revolução. Revolução de voto, de costumes, de palavras, de pensamentos.


Lembremos então que fortes atitudes valem mais que palavras, e fortes palavras valem mais que atitudes.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Verdades ociosas e bolorentas

"Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me à uma mesa onde a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas onde faltavam sinceridade e verdade, e com fome me fui embora do inóspito recinto. A hospitalidade era fria como os sorvetes. Pensei que nem havia necessidade de gelo para conservá-los. Gabaram-me a idade do vinho e a fama da safra, mas eu pensava num vinho muito mais velho, mais novo e mais puro, de uma safra mais gloriosa, que eles não tinham e nem sequer podiam comprar. O estilo, a casa com o terreno em volta e o entretenimento não representam nada para mim. Visitei o rei, mas ele deixou-me à espera no vestíbulo, comportando-se como um homem incapaz de hospitalidade. Na minha vizinhança havia um homem que morava no oco de uma árvore e cujas maneiras eram simples. Teria feito bem melhor visitando aquele homem. 

Até quando nos sentaremos à porta de casa a praticar virtudes ociosas e bolorentas, que qualquer trabalho tornaria descabidas? É como se alguém começasse o dia com paciência, contratasse alguém para lhe fazer o trabalho braçal e saísse para praticar a mansidão e a caridade cristãs com bondade premeditada!"


Texto de Henry David Thoreau

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem

Esse artigo foi escrito  pelo Professor de História Hélio Moretti exclusivamente para  o Blog www.aquieoque.blogspot.com e Portal www.aquieoque.com.

Artigo escrito pelo Prof. Hélio do Cursinho Objetivo Guarulhos.


No último final de semana estudantes do Brasil todo prestaram o exame do ENEM. Mais uma vez o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) errou grosseiramente,  primariamente, comprometendo de maneira irreversível a credibilidade desse exame criado pelo governo federal em 1998. Como se não fossem suficientes as falhas e vexames ocorridos no ano passado, os responsáveis pela prova mostraram mais uma vez o quanto a educação está desmoralizada e colocada em segundo plano em nosso país.
O mais irritante é que os estudantes foram instruídos para a “seriedade” da versão da prova 2010: não seriam permitidos relógios, lápis, borracha e outras coisas que poderiam colocar em risco a lisura e tranquilidade do exame. Essa demonstração de pseudo seriedade caiu por terra sob as falhas na impressão da prova, troca de cabeçalhos, erros na confecção de gabaritos. Lamentavelmente essa desorganização,essa  inépcia (sem nenhum trocadilho com o nome do instituto responsável ) e principalmente essa falta de ação do MEC coloca o ENEM em xeque. Já fui um ardoroso defensor do  ENEM e de sua filosofia; hoje lamento que o exame esteja completamente comprometido pela incompetência do poder público na aplicação simples de uma prova de âmbito nacional. Perdemos outra grande chance de estabelecer um programa sério e democrático de acesso ao nível superior. Uma pena:  se fosse em um país sério cabeças teriam rolado e o vexame jamais se repetiria. Agora se discute juridicamente  a anulação do exame; todos agem como se o tempo e esforço de milhões de estudantes fossem nada; como se esse período tão importante para os jovens não significasse nada. É uma lástima. Até quando seremos expostos a isso?



___________________________________________

Agradecemos o apoio dado ao blog pelo professor, que além deste artigo vem nos incentivando cada vez mais a não só estudar como também a criar senso-critico e virar cidadãos.
Obrigado(Equipe Portal/Blog Aqui é o que? ©)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BRASIL MOSTRA A SUA CARA!

No dia 31 de Outubro, o povo brasileiro escolheu seu mais novo governante. Pela primeira vez neste país uma mulher, Dilma Rousseff (PT) que se distancio em votos nas regiões Nordeste e Norte, usará a faixa presidencial. Devo lembrar a todos que esse foi o resultado do segundo turno. No primeiro turno quando houve a possibilidade de escolher os Deputados Federais, Estaduais, Senadores, Governadores e Presidente(claro!), o estado de São Paulo elegeu Tiririca com recorde de votação(pedirei ao eleitor que lembre deste fato quando solicitado mais adiante), originando discussões sobre a legitimidade e grau de sua escolaridade, esquecendo-se de discutir a legitimidade da real democracia que vivemos, este fato sim é significativo, já que ao elegê-lo possibilitamos também a posse de mais quatro deputados.
            Nestes últimos dias pós-eleições, surgem em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut etc.) comentários racistas e hediondos contra os brasileiros habitantes das regiões Nordeste E Norte, regiões onde a candidata do PT teve máxima de votos. Após ler uma noticia em alguns jornais, um em especifico quase não valorizou a matéria, mas parabéns ao restantes que tentou dar a cobertura necessária. Notei que brasileiros da Região Sul e Sudeste ainda acham que vivemos na idade média e realmente existe o tal de geocentrismo, mais especificamente cada um seria uma “Terra”. Claro não são todos os habitantes do Sul/Sudeste que agente de tal forma, entretanto, muito me choca os que assim imaginam o mundo, afinal no alto de seu estudo, prepotência, conhecimento e arrogância adoram culpar e hostilizar o que não entendem ou o que está longe, e para tal fazem uma verdade caça as bruxas usando de assuntos e argumentos absurdos.
            Só tenho a lamentar, principalmente por universitário, praticamente fundando uma nova KKK, orgulham-se por estarem em academias do conhecimento. Deveriam lutar pela igualdade e extinção de preconceitos e não instigá-los ainda mais. O espírito revolucionário e igualitário há muito adormecera na geração coca-cola e pelo jeito entrará em como neste geração playstation.
            Sinto grande magoa, já que vários conterrâneos sacrificaram-se(perdendo a juventude ou mesmo a vida) em épocas negras pela liberdade de expressão( não sendo usada lá muito corretamente ne?)  e pela igualdade.
            Falando no preconceito que tem nos assombrado, é curioso o fato do candidato a deputado federal 2222, cearense, aqui o leitor relembrará o que foi pedido no inicio, tenha sido eleito com recorde de votos, em São Paulo(um dos estados onde nasceu os recentes açoites ao restante do país). Alias justamente neste estado, onde a população acreditar viver uma total democracia, por que um candidato eleito leva mais quatro de lambuja para o poder? Isto deveria estar sendo discutido e não o grau de instrução de candidato X, ou a naturalidade do candidato Y. Ofendem a brasileiros que votaram na Dilma, eu voltei no Plínio candidato do PSOL, devo ser açoitado pelo chicote do preconceito por ter votado num candidato do partido SOCIALISTA?
            Acho irracional qualquer povo preconceituoso, é praticamente um retrocesso na civilização. Ainda mais aqui no Brasil, onde seu povo é fruto da mais linda amalgama de etnias e regiões. Qual cidadão aqui não possui sangue imigrante?
            Devemos realmente persistir com ideais racistas e xenofobicos? Torturados na ditadura de 64, entregaram as suas vidas aos ceifeiros pela liberdade de expressão, pela igualdade e pelo fim do autoritarismo, devemos negar o feito desses heróis e incitar crimes hediondos pela Internet? Tenho vergonha pela minha geração e peço desculpas a todos por ela ,aos brasileiros e brasileiras de todas as crenças e orientações sexuais!

A seguir selecionei link´s com as abordagens do assunto, inclusive um vídeo que encontrei no youtube.



   










quarta-feira, 20 de outubro de 2010

#enemsemlapis

Caros estudantes, professores, universitários e orgãos públicos responsáveis, hoje, quarta-feira, 20 de outubro de 2010, começa na rede social "twitter" uma campanha, usando a hashtag #enemsemlapis , para mostrar oposição por parte dos participantes de tal com relação ao 4º ponto no "cartão de confirmação de inscrição" do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2010, onde afirma: "Durante a realização da prova não será admitida [...] a utilização de lápis, borracha, lapiseira, grafite,[...]".

Afirmamos, ao participar desta campanha com o uso da hashtag, que não somos a favor da proibição do uso de materias essenciais e de costume dos vestibulandos e formandos do ensino médio que realizarão o exame, pois o uso de lápis, borracha, lapiseira e grafite é de suma importância para auxiliar o raciocínio que nos deve ser exigido na realização de um exame de tamanha relevância.

Para lembrar: o uso de tais materiais está inserido em todas as formas didáticas atuais, principalmente para fins de "rascunhos", conclusão de raciocínios matemáticos entre demais métodos de resolução, já que o manuseio e facilidade de apagar e refazer escritos com o uso de grafite (lápis e lapiseiras) e borracha é maior do que com caneta esferográfica (como exigido para uso durante a prova como descrito no item (C) do 3º ponto do "cartão de confirmação de inscrição"). Ressaltamos que entendemos e somos a favor do uso de caneta esferográfica PARA O PREENCHIMENTO DO CARTÃO DE RESPOSTA (gabarito), pela forma que este é utilizado para a correção (leitor optico).

Esperamos que esta campanha alcançe o máximo de divulgação possível.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

*Em resposta*

Em resposta ao  comentário feito na publicação anterior, "demo-cracia": http://aquieoque.blogspot.com/2010/10/demo-cracia.html#comments 

Respondendo ao "Anônimo":

Antes de mais nada, só quero lembrar que as opiniões aqui contidas são de total responsabilidade do autor individualmente (ou em conjunto, apenas quando citado), não representando necessariamente a opinião de todos os escritores do portal "Aqui É O Que?". Assim sendo, quero numerar alguns pontos:

1) ao meu ver, votar no Tiririca foi realmente um protesto (infeliz, como comentado). Assim o vejo por claras evidências da opinião dos entrevistados sobre o assunto, já que todos diziam que "pior que tá não fica" (sic), "lá só tem palhaço, mesmo" ou "é assim, já que nos fazem de palhaço". Existem, obviamente, pessoas que votam no Tiririca por pensar que ele pode ser um bom candidato, mas não devemos tomá-los como maioria ou massa organizada. Mas obviamente ninguém pode dizer que votou nele por causa das propostas apresentadas...

2) Outros, em grande quantidade ou não, votam no tiririca apenas por não levar a sério a eleição. Aí, amigo, a culpa é sua. A culpa é minha, nossa; a culpa é de todo cidadão que ouviu isso e continuou andando. De todo cidadão que tem voz, mas continua calado e se torna conivente com a situação. Entenda que, democraticamente, ninguém é obrigado a pedir votos apenas de pessoas conscientes, oras. É cabível a nós,  "sujeitos-não-tão-infelizes-assim", mostrar que política é coisa séria. - acho que já escrevi algo parecido antes... -

3) Democracia não significa, jamais significou, nem nunca significará "ato de revolução". É necessário um conhecimento do tema para se entender a diferença entre greve e revolução, greve e guerra, guerra e revolução. Assim, veja que greves existem... mas as leis, obviamente, também.

4) Sua opinião aqui foi registrada integralmente, e a minha também. Nós vivemos, Anônimo, em um Estado de democracia "realista" (explicarei em "5"). Nós temos, sim, o livre direito de defender nossas opiniões. Assim, sendo a televisão, o rádio e os jornais concessões privadas, estes têm o total direito de defender a opinião que lhes convém. A culpa não é da política. A culpa é do interesse político dos meios de comunicação. Um possível canal público, a molde de "TV Senado", "TV Assembléia", deveria mostrar os órgãos públicos como funcionam, sem opiniões, apenas o "cru". E por acaso é assim que é.

5) Democracia normalmente é confundida dentre seus quatro âmbitos. Recomendo então uma leitura do Livro "Política", de Aristóteles, o "grande pai da democracia". Democracia é constitucional, censitária, factual ou popular. Com excessão à última modalidade, o Brasil vive as três formas simultaneamente. Felizmente, pois a democracia popular é a mais aterrorizante forma existente. Onde não existem ordens, onde cada um faz a sua própria lei, onde haveria um único tirano com 190 milhões de pares de olhos, 380 milhões de braços e pernas. Eu confesso que não entendi a expressão "totalmente", quando você fala sobre a inexistência de democracia. Talvez a democracia que você quer não exista, mesmo. Mas a que eu quero também não existe, e todos podem se colocar em nossas posições de determinada insatisfação. Somos pessoas diferentes, respondemos de formas diferentes, estamos presos à condição de "sapiens sapiens". A meu modo de ver, por vivermos em sociedade, algumas reinvidicações apenas não são cabíveis. Mas não quer dizer que eu seja um ditador.

6) espero que ninguém assimile minhas palavras com citações do tipo "pão e circo" ou "vítimas que fazem a roda girar". A questão é totalmente diferente. Espero, Anônimo, que você entenda meu ponto de vista sem conjecturas próprias e preconceituosas, assim como escrevi no post e assim como venho replicar.

No mais, democraticamente lhe garanto o direito de resposta sem nenhuma espécie de retaliações.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

demo-cracia

 ¬ Além do que se vê, existiria no entanto alguma real e justa explicação para votarem no Tiririca?

Ah, aquela máxima que diz que "todo povo tem o governo que merece" eu acho bem verdadeira, mesmo. Mas por um lado a gente pode tirar algo bom disso, sim...

Acontece que a democracia brasileira é uma coisa muito recente, então o pessoal ainda tá aprendendo a protestar. Os votos do Tiririca foram um protesto, tenho certeza. Mas um dia isso teria que acontecer, porque aí descobririam, logo depois, que protestar é uma coisa muito diferente do que imaginam.

É tudo fase... Nós todos, como massa, ainda não sabemos protestar. A gente coloca fotos em um álbum do Orkut com a legenda "eles não têm o que comer" ou então "os bois não gostam de filé humano". A gente faz um puta movimento estudantil pro professor adiar a prova bimestral e a gente adora xingar a América. A gente sempre quer revolução, mas não é capaz de apertar um botão pra mudar de canal. A gente vê política só em época de eleição, sabe. Na verdade, a gente acha que política só existe em época de eleição. Então tem gente que quer protestar, então
vota em palhaço. Afinal, "lá é tudo circo e blablabla". Mas isso não significa que a pessoa seja realmente infeliz. Significa apenas que há muita gente com muito a aprender(e bota muito nisso).

Olha, a fase de agora é a melhor fase de todas. A fase em que todos os argumentos são válidos, todas as informações são pertinentes. Ninguém espera nossa opinião, mas a gente pode muito bem externá-la sempre que achar justo. Cabe a nós, sujeitos-não-tão-infelizes-assim, mostrar a todos ao nosso lado que política existe em todos os momentos. Cabe a nós mostrar que o povo ainda quer honestidade. É necessário dizer ao mundo que não somos apenas aquilo o que eles pensam de nós. Nós também temos uma opinião, a gente quer mudança, e quer mudança já! Não foi por acaso que a Idade da Pedra acabou. E isso não aconteceu porque se esgotaram as pedras, mas sim porque se chegou à conclusão de que aquilo não mais supria as necessidades. A nova era já está logo ali, gente. Mas pra isso acontecer, um pensamento precisa se tornar realidade: o mundo tem que saber que nós estamos de olho. 

Então, de coração aberto, espero que nós não obedeçamos cegamente as ordens de uma caixinha na estante da sala. Que aquele tubo não seja nossa única fonte de opinião e voz. Muita coisa acontece, mas o povo brasileiro não deveria ficar sabendo, então por isso muita coisa não aparece na televisão. Mas não vamos deixar todso mundo em paz, não. Sabe, todo representante eleito tem que sentir que representa um povo, e não apenas o seu próprio bolso. Se algum eleitor acha que um político é uma pedra em seu sapato, que então a mesmo modo este eleitor seja pedra no sapato do político, também. Não vamos deixar algum qualquer fazer o que quiser com nosso dinheiro. Mas então surge um problema. E isso, sim, é muito pior do que votar em palhaços, idiotas, analfabetos ou frutas: o problema maior é quando essas pessoas que são a grande esperança de futuro do país esquecem da responsabilidade delas e, uns dois meses depois das eleições, levam suas vidas como se esses candidatos nem mesmo existissem. Por isso, ser conivente é tão ruim quanto ser palhaço, ser uma fruta, ou até mesmo ser analfabeto.

Se as mudanças ainda estão longe de acontecerem, não sei. Mas aos poucos percebo uma leve mudança no povo brasileiro, principalmente a parcela jovem. Então vamos aproveitar toda essa nossa avidez característica para fazermos algo realmente revolucionário. A gente não tem pólvora, mas tem coisas muito mais fortes que isso: a gente é idéia, a gente é voz, a gente é força. E os únicos capazes de nos vencer somos nós mesmos...

sábado, 2 de outubro de 2010

Aliens II - Leve-me Ao Seu Ideal

Antes de tudo neste texto, ressalto: a importância de se ter um senso crítico, analisar todos os pontos de vistas e ser fiel ao seu próprio ideal, para mim, é essencial para se construir uma personalidade, no mínimo digna de ser exposta.

Somos nossos próprios líderes? Construimos para nós mesmos nossa personalidade? Quem nos comanda, nós mesmos ou nossas mentes? Pense nisso. Sempre ouvimos uma voz, a nossa própria voz em nossa mente, direcionando nossos atos, mas então paro e penso: quem nos diz? Quem fala conosco? Nós mesmos, ou nossa mente assume forma e vida e conversa conosco? Me confirmo de que esta é a explicação: somos dois seres em um corpo e convivemos dialogando. 

De tais diálogos tiram-se conclusões que moldam o ser humano (homem social), e então o dilema: viver seguindo tal molde ou aceitar idéias que lasquem, deformem e redefinam a bela obra que desenhaste de tí mesmo contigo? Pois, oras, se esculpistes à ti, tu e tua mente, por que aceitar que alheios dessa união interfiram no que foi conseguido?

Aqui peço: seja digno de ter contigo uma mente que lhe guia, te instrui e topa sujar as mãos, junto contigo, para construir o melhor ser que possas ser. Não importa se dizem ou pensam que teu pensamento é o errado, e que teu modo de ver a vida e se relacionar com o mundo não faz sentido, porque cada um tem uma interpretação de uma obra de arte, mas só o auto dela realmente sabe o motivo de cada pingo de tinta, ou pedaço esculpido ou palavras escrita!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A riqueza dos humildes.

Acontece que um dia os outros vão entender que viver nos limites e Carpe Diem são coisas que exigem extrema responsabilidade. São prêmio aos que vivem além de objetivos e estatutos, medos e ociosidades. É uma beleza além de todas as marcas, uma força que existe além de toda a fraqueza.

Então, assim, num lapso de espontaneidade e realismo, o mundo se torna algo bom. O sorriso vem a ser uma consequência, e não uma necessidade. Um instante de vida além de todas as formas, Um fruto que todos podem comer, mas muitos não querem provar.

sábado, 18 de setembro de 2010

Copa Biju

Aqui segue a tabela da copa biju:

Grupo 1 _______________________________Grupo 2
11/09__________________________________ 11/09
Shrek FC 2 x 2 Filhos do Pelé ____________________Só Canelas 9 x 6 Roma ate Cubanos

18/09__________________________________ 18/09
Shrek FC 9 x 2 Deus Dará ________________________Roma ate Cubanos 3 x 6 Redcard


Classificaçao Parcial:
Grupo 1 ___________Pontos/Saldo de Gols _____Grupo 2 Pontos /Saldo de Gols

1 - Shrek FC ________4 / 7 ____________________1 - Só Canelas 3 / 3
2 - Filhos do Pelé ____1 / 0____________________ 2 - Redcard 3 / 3
3 - Alambique ______0 / 0 ___________________ 3 - Ratões 0 / 0
4 - Deus Dará _______0 / -7 ___________________4 - Roma ate C. 0 / -6


Proximos Jogos:
Grupo 1 ________________________________Grupo 2
25/09 as 19:10_____________________________________ 25/09 as 18:35

Deus Dará x Filhos do Pelé __________________________Redcard
x Só Canelas

02/10 as 19:10 ____________________________________02/10 as 18:35
Shrek FC x Alambique _____________________________Roma ate Cubanos x Ratões

09/10 as 19:10 ____________________________________09/10 as 18:35
Deus Dará x Alambique _____________________________Só Canelas x Ratões

16/10 as 19:10 ____________________________________09/10 as 18:35
Filhos do Pelé x Alambique __________________________Redcard x Ratões

A tabela e classificaçao da copa biju serão atualizadas semanalmente.

Obrigado, Raphael.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aliens (I)

def:" 3.Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas." Esta é a definição encontrada no dicionário Houssais para Alienação.
Sim, esta é uma definição tomada como referência o ponto de vista marxista; mas, estaria errado? Haveria algum outro termo para definir o estado da grande massa de manobra existente hoje em nossa sociedade?
A submissão ao que é posto chega a ser uma posição regressiva ao desenvolvimento que tanto se almeja, tomemos como exemplo o que, hoje em dia, é posto como a cultura do povo: uma tela multicolorida, com multifunções, uma multiprogramação e sem algum intuito de criar senso crítico nos telespectadores, pelo contrário, os meios de comunicação, que tem a capacidade de abrangir milhões de diferentes mundos existentes no nosso mundo, são utilizados de forma única: passatempo. Não há nada contra um pouco de entretenimento, porém o passatempo acaba tomando todo o nosso tempo, tempo que poderíamos utilizar para adquirir o que falta em demasiado à atual civilização: conhecimento.
Me pergunto como que na sociedade da informação, a informação menos procurada é para a obtenção de conhecimento, e o que mais é informado é sobre como perder a consciência de seus verdadeiros problemas, submeter-se cegamente à valores e tornar-se um Alien(ado).

continua...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lados da Moeda

O que você compraria com sua vida?
Muitos, infelizmente, encaram a vida assim, como se a vida fosse um objeto e a depredam, tornam-a moeda de troca. Jogam a vida para o alto todas as manhãs, tirando um "cara-ou-coroa", para saber como se comportarão naquele dia.
[
Duas faces.
Lados opostos.
Semelhanças vãs...
]
Não despreze tua vida, ela é a coisa mais valiosa que se têm; e há quem a venda com água no deserto. E você, o que compraria com sua alma? A morte?! Sim, mas não física e sim moral.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exponencialmente rápido!



Todos que estão lendo essa matéria, de alguma forma já estão ligados à tecnologia, afinal estamos em um blog e PAH, você inevitavelmente está usando a internet. Mas o que está tecnologia nos refere? Qual a sua finalidade? Muitos dizem que é algo desnecessário, outros acham fundamental, será que essas mesmas indagações foram feitas na quando surgiu a RODA? Sim, a roda, vai me dizer que ela não foi um enorme avanço tecnológico, o quanto ela não facilitou o transporte, o esforço? Digo que analisando em um aspecto geral, é a mesma coisa.

Após a globalização, e como sempre o ser humano tem a necessidade de evoluir, surgiram novas necessidades de “comunicação” e formas de lidar com o acesso e distribuição rápida das informações essa é à base da internet e da informática em geral, a informação.

Um vídeo bem interessante que mostra a rápida evolução desse segmento, e opiniões que dizem ser o fim do mundo, outros uma nova forma de viver, expresso a minha de que é sim possível viver em harmonia com a tecnologia e o meio-ambiente.



sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sabotage e o Rap


Hoje resolvi escrever um post sobre o rapper Sabotage e para isso começo falando um pouco do Rap a voz da periferia , voz da população pobre , estilo de música que retrata o cotidiano da população pobre , expondo a desigualdade social , e muitas vezes sofre preconceitos da nossa nem um pouco alienada bela classe ‘’média’’ / ‘’alta’’ brasileira que acham que o Rap é música de marginal .

Mais que na verdade não e nada disso , o Rap tira muitas crianças e jovens das drogas e do crime , não só através da música mais também do Break um exemplo disso foi o saudoso Mauro Mateus dos Santos mais conhecido como o rapper ‘’Sabotage’’ criado no bairro do Brooklin em São Paulo , bairro conhecido pelas mansões e prédios luxuosos , mais Sabotage não tinha nenhum luxo e não morava em nenhuma mansão , pelo contrario passo fome morava na Favela do Canão rodeada pelos luxuosos prédios do Brooklin, zona sul da cidade de São Paulo , as dificuldades fizeram com que Sabotage caísse no mundo do trafico de drogas .

Mas quando começou a se dedicar cada vez mais ao Rap parou de traficar e começou a fazer muito sucesso , no ano 2000 lançou seu primeiro, CD ‘’Rap é Compromisso’’ com participação do Chorão do Charlie Brown JR na música ‘’Cantando pro Santo’’, suas letras mostravam o cotidiano do Brooklin que era conhecido apenas como um bairro de luxo frequentado pela alta burguesia de São Paulo , mas suas letras não tinham nada de ‘’luxo’’ elas denunciavam a constante desigualdade social que a população da Favela do Canão convivia . Em 2002 lançou o CD ‘’Uma Luz Nunca irá se apagar’’ com muitas participações especiais de Charlie Brown Jr. , RZO , Rappin Hood , Sepultura , Ronnald Rap, BNegão , SP Funk e Quadrilátero . Fez participações em dois filmes , O Invasor onde atuou com seu próprio pseudônimo ``Sabotage`` e Carandiru como `` Fuinha`` .

Recebeu várias premiações como Premio Hutúz em 2002 como Revelação do Ano e Personalidade Do ano , e também premiações póstumas em 2009 Premio Hutúz de Maiores Revelações da Década e de Maiores Artistas Solo da Década.

Saboatge era casado tinha duas filhas e um filho, sua vida foi interrompida em 24 de janeiro de 2003 no bairro do Brooklin , um traficante assassinou Sabotage com 4 tiros motivado por brigas de quando Sabotage era traficante de drogas , recentemente o traficante Sirlei Menezes da Silva foi condenado por ter assassinado rapper Sabotage a 14 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado .

Pra quem quiser saber um pouco mais da vida e carreira do Sabotage selecionei um vídeo de uma parte do documentário do Sabotage , quem quiser ver mais é só procurar no You tube.




terça-feira, 27 de julho de 2010

Para meus amigos

sempre, e de vez enquando
preciso de alguém por onde ando
não importa, em risos ou prantos
alguém me livrará dos cantos
não é apenas um mas nem mil
porém, sempre um aparecerá

contudo, nem tudo é fácil
tens que saber como mante-lá
saiba que entre os amigos
um é base para outro crescer

e assim vice-versa e sem delongas
para ter amigos basta entre os melhores¹
                                                           [viver



1-os melhores-amigos meus.Agradeço a meus amigos, que durante esse ano (os anteriores e os que virão)
me acompanham. Agradeço a Deus por ter vocês!Obrigados pelas horas cedidas a mim!

por:Victor Cavalaro

poema II

abra meus olhos agora
já perdi noção da hora
tanto que ainda lhe sinto
como se tivesse ao lado


perfume absorvido por lembranças
deixa aquela dor, e esperanças


abra seus olhos agora
ou me perderei lá fora
guia meus pensamentos
mostre-me seus sentimentos


estarei em todos momentos teus
faça seus dias mais uma vez meus

por:Victor Cavalaro

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Anima Mundi


Chega a São Paulo nessa quarta-feira a 18º edição do festival Anima Mundi. O Festival, que terminou ontem (25) no Rio, é o terceiro maior do gênero no mundo e o maior que acontece por aqui (na realidade, maior do Hemisfério Sul!) e oferece prêmios para os melhores longas, curtas e curtas brasileiros.
Pra quem é fãn de animação ou profissional da área é um prato cheio, e pra quem ainda não está familiarizado com o universo animado é uma ótima oportunidade. O evento, que acaba por ser o primeiro passo na carreira de vários animadores, oferece sessões de curtas, longas, oficinas gratuitas, aulas e palestras com grandes nomes da animação (destaque para Stephen Hillenburg- criador do Bob Esponja- e Guilherme Marcondes- brasileiro que iniciou sua carreira com o Anima mundi), além da possibilidade de participar do juri popular. A transformação por que passa o Auditório Simón Bolívar e a montagem das salas lá no Memorial já vale ir conferir o festival.

O Anima Mundi rola aqui em São Paulo de 28 de julho(quarta-feira) a 1 de agosto (domingo) no Memorial da América Latina e no CCBB. Algumas sessões são bem disputadas, em especial as palestras e oficinas, e é preciso inscrição para as aulas. Então, consulte a programação no site oficial* e apareça com antecedência.

Pra quem tiver dúvida no que assistir vale a pena conferir os ganhadores do festival do Rio de Janeiro. Os ingressos para longas e curtas custão seis reais (meia entrada três reais). Ingressos disponíveis no local de apresentação e também no site Ingresso Rápido.

*http://www.animamundi.com.br/pt/festival/

Poema I(depois coloco um nome legal)

no brilho da lua busco afagos
o calor que emana de seu sorriso
que apesar de vil e devasso
torna meus pensamentos mais vagos
de racional nada têm
o que sinto em tua presença
este sentir, em mim não se detêm
ficar sem ti parece um sentença
nem na morte me vejo livre
deste sofrimento que não se mede
porém nem a morte me impede
de te-lá como um dia outrora tive

por:Victor Cavalaro

domingo, 18 de julho de 2010

Não seja o Jovem de hoje!

Os cabrestos utilizados pela juventude atual, no futuro refletirão na incompreensão do funcionamento visceral da sociedade e das necessidades dessa. Com a propagação de falsos ideários, como o individualismo e consumismo, as populações jovens mal informadas sucumbem e arrastam consigo todos os ideais de uma geração, arrastamento inicial provocado pelos não visionários da geração anterior(que curiosamente bem providos, tem somente o “ideário” do ter e transmitem isso a sua prole, ou seja, corrompem a si, a sua prole e a sociedade jovem que tenta emergir).
Jovens! Vendem seus pudores como à quem vende trivialidades quaisquer.Tais falhas agora são comuns, já que os desvirtuamentos de saberes são engendrados pelos “beneficiados” sociais que sem nenhum bom-senso, destroem a vida e saberes(ridicularizando intelectuais) como os nazistas ao queimarem livros em rituais parvos.
É inconcebível, não a falta de nacionalismo(mesmo por que tal sentimento pode ser perverso), mas a falta de fraternidade entre os membros de nossa sociedade. Preferimos escondermos atrás de nossos escudos do Preconceito e cada vez mais, isolarmos os que possuem conjunto de saberes e feições físicas diferentes e os marginalizamos, tal fato contribuí para a formação de tribos. Não menosprezo a importância do relacionamento entre indivíduos da mesma tribo ou dessa com as demais, mas sim criticando a constituição delas a partir da assemelhação pelo preconceito.
Sentimo-nos sufocados, como em noite obscura, por nos assemelharmos a outros tão iguais(nosso preconceito a total reclusão apoiados apenas pelas sombras, imóveis, criadas pelas luzes de nosso monitores e televisores de nossos quartos). Não gostamos da igualdade por isso perseguimos tão fortemente os que possuem pequenos detalhes que não nos convém, mas é necessário concedermos preço a igualdade caso contrário não perseguiríamos com mediocridade.
Muitas vezes nos permitimos o florescer de Sentimentos originados pelos convívios entre a tribo. Lembramos vagamente que há a existência de um sentir e nada bobos(mas sempre alienados ainda) atribuímos a junção da tribo a isto. Entretanto sabemos(e todos fora desse cosmos também) que o preço de nossos sentimentos, mesmo sendo baixos, não permitem que o verdadeiros sentimento, a verdadeira paixão, una a tribo. Nos esquecemos do ser e sentir mas lembramos bem o ter o excluir.
Cada vez mais “amamos” ídolos que estipulam padrões triviais. Mandam suas mensagens através de imagens e músicas que ridicularizam a toda uma geração(aliás a todas mesmo) e a toda uma cultura de sentimentos.
Praticamente compramos não objetos inanimados mas “objetos” que nos “movem”.Somos amigos de nossos cofrinhos de porco. Este odiamos quando vazio mas mal nos importamos o quão vazio são nossos amigos.Tais fatores só tendem a aumentar a “desvalorização” de nossas vidas, nossos sonhos, de nosso mundo.




Prefiro ser estranho a esses olhos
Que são comuns e banais quando sós
Seja agora e sempre JOVEM
Sem medo de se perderem
Vejo-nos em algum outro lugar
Com muitos outros que estão à gritar
Acordem
Levantem
Sintam
Amem
Se apaixonem
Vivam
SEJAM


por:Victor Cavalaro(texto e poema)

sábado, 17 de julho de 2010

Lembro-te à mim

Perfeito corpo, corpos,
pareciamos um num abraço.
Bocas perdidas, um beijo,
a cada toque sintia teu desejo.
Sua marca na minha pele fica,
assim como teu perfume que ainda sinto.
És males e bençãos para mim,
subo aos céus e sempre caio em ti.

Ainda lembras de mim assim?

Society

Quais são os valores da nossa sociedade? O que realmente importante para nós? O que nos deixa feliz? Por que lutamos? O que ensinamos aos nossos filhos?
Estou começando a acreditar que as pessoas julgam como importante, como felicidade esta sempre relacionado a dinheiro. Por que as pessoas hoje só se sentem felizes quando compram alguma coisa?
A nossa sociedade esta muito consumista, tudo se resume a comprar, comprar e comprar, gastar, gastar, gastar e gastar.Abaram-se os valores de família. As crianças de hoje deixam de ir na casa da avo, para comprar cosias de shopping ou assistir televisão(que acaba influenciando muito a criança ao consumismo).
Esta semana, no meu trabalho, foi colocado uma foto que me inconformou, mas que resume o pensamento do homem. A foto mostra , de um lado, uma nota de 1 dólar e escrito embaixo a descrição dinheiro. No outro lado estão centenas de dólares e sua descrição: é felicidade. Será que hoje tudo se resume a isso? O que o capitalismo esta fazendo conosco?
Acredito que este mundo globalizado contribui para isso. Pos não há mais o individualidade. Todos são iguais, com o mesmo pensamento, os mesmo desejos, as mesmas roupas e quem pensa diferente, usa roupas diferente, é tido como estranho, esquisito. O que é realmente estranho? Uma pessoa que não segue a modinha, ou uma sociedade que acha que o dinheiro é sinônimo de felicidade?


Continua...

Don Felipão

O Felipão voltou. Após 10 anos fora do Brasil, comando a seleção de Portugal, time europeus e árabes, fazendo história por onde passa, ele finalmente volta para casa, para o time que talvez o fez mais feliz e vice e versa.Sou palmeirense e posso afirmar que foi a melhor noticia da década para os palmeirenses.
Don Felipão é mais que um técnico, é um pai para os jogadores, um ídolo da não e não é só da nação palmeirense.Acredito na volta de um time vencedor sob comando de Felipão, talvez possamos reviver as glorias de 99. E ainda possamos ver o Brasil em 2014 sob seu comando.
Acredito que a volta de ídolos como Ronaldo, Felipão, Robinho e outros mostre que o Brasil está crescendo, que talvez mais para frente os sonhos dos jogadores de futebol não seja mais a Europa e sim o Brasil
E vamos verdão, que esse é tudo nosso!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os Estadios paulistanos

Foi anunciado nesse mês o acordo entre Palmeiras e WTorres, para a construção da Arena Palestra Itália, já o Morumbi foi reprovado pela fifa, boatos sobre a construção edo estádio do Corinthians correm por ai.
Começando pelo Palestra.O acordo feito com a WTorres deu certo e as obras começam em Julho e devem ficar prontas no final de 2012.Pelo projeto apresentado, a Arena vai virar um estádio mais bem equipado do Brasil. Um estádio tal como os européia, me mostra que a copa de 2014 promete.
Já o Morumbi, reprovada pela fifa, ainda tenta acordos com grandes empresas, para reformar o estádios, não ficar fora da copa, mas precisa correr atrás rápido, ou ficará para trás.
E o estádio do Corinthians? Não sei se é verdade, pois já muitos anos ouço estes boatos, porém acho que é verdade, pois o presidente André Sanchez faz um ótimo trabalho sob comando do Corinthians;
O estado de São Paulo esta correndo atrás, será que conseguiremos tirar a final da copa do Maracanã para cá? Acho difícil, mas não impossível!

A queda das nações

O que aconteceu com a Azurra? E com a França? Impossível responder. A França por mais que seja uma surpresa a não classificação para a segunda fase, não é uma surpresa tão grande, devido a sua classificação para a copa do mundo.Um gol ridículo, com uma “mãozinha” do Thierri Henri, a França se classifica.Acho que Henri se arrepende disso devido ao fiasco apresentado na copa. Com um escândalo no meio da copa, nenhuma vitória e só 1 gol feito, a França volta para casa, de onde não merecia ter saído.
Já a Azurra foi uma grande discussão. Campeã da copa de 2006, tetracampeã, saiu desclassificada na 1º fase sem vencer nenhuma jogo. Uma seleção que se esperava muito e que decepcionou a nação. Não pegou uma chave difícil, mas mesmo assim saiu com 2 empates e 1 derrota.Triste. A França não,mas a Itália deveria ter ido ao menos para a 2º fase, mas não mereceu.
Será que haver mais zebras? Espero que Gana chegue na semi mas o titulo será nosso.


Post publicado muito tarde devido a fadiga de quem lhes transcreve mesmo por que o autor do post fez no prazo certo.

África 2010

O mundo todo está de olho na África, um continente praticamente esquecido pelo homem com muitos problemas sociais, mas que está dando show nessa copa. A alegria dos Bafana-bafana contagiou o mundo
Uma seleção que dentro do campo, joga alegre,
Joga com vontade, com paixão, joga por toda a nação.Espero que após o termino da copa, o mundo não se esqueça da África, mas isso é assunto de outro tópico.Voltando a copa, uma copa imprevisível, com zebras históricas, como a não classificação da Itália e França, para a segunda fase, as duas seleções que disputaram a final da ultima copa e que deram vexame nesta copa.Já nossos Hermanos estão bem na copa(agora não mais, haha), eu acredito numa final Brasil X Argentina.Porém, ainda acredito que podem haver zebras, como Gana, que tem Chances de chegar ao menos, na semi-final.E vamos Brasil, burscar o hepta em 2014, porque 2010 é nosso.

Postagem só publicada agora devido a problemas técnicos com o individuo que transcreve para o blog( que por acaso é o mesmo que está se auto criticando agora)

domingo, 11 de julho de 2010

The Great Michael

Há 1 ano(parece que foi ontem) o mundo parou com um surpresa devastadora: a morte de Michael Jackson. Um dos maiores músicos de todos os tempos, como uma vida de altos e baixos, muitos elogios, porém muitas criticas também.Michael morre com apenas 55 anos, meses antes de seu grande show, “This is it”, que o levaria de volta para os fãs.
Michael começou sua carreira muito cedo, com apenas 5 anos, no Jackson Five, com sua família desde está época já mostrou muito talento.
Mais velho, partiu para a carreira solo, em que atingiu status de Rei do Pop.Sucessos como Thriller e Billy Jean são ainda algumas das músicas mais conhecidas do mundo.
Era um verdadeiro artista, dançava como poucos, e suas musicas encantaram a todos.Falem o que quiserem dele, se era homossexual ou não, pedófilo ou não, não me importa, era o maior cantor pop que o mundo já conheceu.Deixou muitas saudades, mas temos que acreditar que outros virão e devemos acreditar que não importa o quanto a mídia tentou difamar um astro, por que podem tirar tudo dele, mas seu talento e suas musicas entraram para história.

Caros leitores,

Peço-lhe pela demora de meus posts, depois do 1º post não tive mais tempo ocioso para escrever-lhes.
Primeiramente vou me apresentar, meu nome é Raphael e lhe escreverei sobre esportes, musica e alguns momentos falarei também sobre a sociedade em que vivemos.
Como me atrase neste ultimo mês fiquei para trás em alguns assuntos importantes nos esportes e na música, como o inicio da copa, a volta de Don Felipão para o Palmeiras, o 1 ano da morte de Michael Jackson, a queda da Itália e França na copa, a negação da Fifa em relação ao Morumbi e outros, para então ficar em dia sobre as atualidades.
E ai vão os post´s...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Faces Brasileiras

A famosa mulher brasileira: as mulatas com seu gingado característico, corpos desejados por todos os homens, corpos que custam apenas alguns reais para serem usados... Se é que custam algo. Essa é a visão da maioria dos estrangeiros sobre aquela “mulher brasileira”, prova disso é quando viraram piada do famoso comediante e ator hollywoodiano Robin Williams, na qual ele fez menção sobre as “putas” brasileiras.
Não recente, é um pensamento que já se prolonga há alguns carnavais. Carnaval, não somente no seu sentido figurado, afinal, tal evento foi e continua sendo uma das peças chave para que nossa imagem fora do país seja relacionada imediatamente às palavras: Brasil, bunda e carnaval. Mas de fato não podemos negar que o evento deveras nacionalista realmente exiba isso tanto para os cidadãos daqui, quanto para os “gringos” que vem “prestigiar” o evento.
Outro fator que contribui para a degradação da nossa imagem é que estatisticamente, as brasileiras possuem um alto índice de prostituição dentro e fora do país. Ocasionado em sua maioria, pelo visível desemprego, falta de assistência aos necessitados e até uma vista grossa do governo quanto ao tráfico humano.
É uma discriminação dolorosa, não pelo fato de apontarem os erros no país, mas sim por generalizarem uma particularidade de alguns e terceiros sofrerem por isso. Aqui, ainda resistem as outras mulheres brasileiras que lutam para desconstruir esse pensamento errôneo que injustamente as possui.

UM CONVITE PARA TODOS

PROJETO ONE DAY ON EARTH

Junte se a nós no dia 10 de Outubro de 2010 para um evento sem precedentes.
Cada nação, 24 horas, e vocês.
Documentaristas, estudantes e cidadãos inspirados irão gravar a experiência humana ao longo de um período de 24 horas. Ao participar deste evento histórico, você vai ajudar a captar a diversidade da vida e da cultura no planeta. Juntos, vamos criar um documento que é uma dádiva para o mundo.
Um dia na Terra (One Day On Earth) é um documentário e projeto de novos meios de comunicação sobre a incrível diversidade, conflito, tragédia, triunfo e que ocorre em um período de 24 horas na Terra. Mais do que um filme, Um Dia na Terra é uma plataforma multi-mídia do projeto participativo. O carro-chefe desse projeto é um documentário de 120 minutos para ser lançado nos cinemas. Através do Dia da Terra na plataforma que irá estabelecer uma comunidade que não só assiste, mas participa.
Traduzido para www.aquieoque.kit.net e www.aquieoque.blogspot.com


One Day on Earth - Original Trailer from One Day On Earth on Vimeo.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Paz de Espírito!

Um sonho bom,
numa noite de insônia bem dormida!
Andar nas nuvens,
sentindo a firmeza do solo onde se pisa!
Estar leve,
carregando apenas os seus própios pesares.

Lucas Andrade

Estar feliz só tem valor quando se passa por momentos de trizteza, e só se alcança paz onde um dia já houve guerra.
E baseado numa frase de Humberto Gessinger: "já vi o fim do mundo algumas vezes, é o sentimento mais comum, na manhã seguinte estava tudo bem"; digo-vos amigos e leitores: não se preocupe quando há tormentas, "pois as maiores e belas árvores, são as que sustentam mais fortes tempestades".

domingo, 27 de junho de 2010

Filosofia Pré-Socrática I

continuação....

Anaxímenes pensando em Pneuma Apeirou ou "ar infinito", julgava que o universo inteiro era constituído por "ar", chamando de ar o fluído que nos cerca. Já Anaxagóras, preferia dizer que o movimento do ar é o que definia a tudo, observando esse comportamento na natureza, hoje vemos tal comportamento de modelagem, erosão, causada pelos ventos etc.
Então, aparece um pensador que apaixonado por números acreditava que o universo se constituía por números, este foi o primeiro a adivinhar(calcular) a altura das pirâmides do Egito, estamos falando de Pitágoras de Samos. Usamos até hoje seu conhecimento, lembra do triângulo pitágorico(claro que tal triângulo foi definido melhor por ele, mas já existia muito antes)?
Entretanto, tentando evoluir no pensamento Empédocles, dialético, foi contra todos os pensamento e dizia que tudo era feito pelos quatro elementos: Terra, Fogo, Ar e Água. Para tudo existir era preciso tais elementos.
Tivemos também Parmênides e Heráclito, contemporâneos, que viviam em constante discussão já que aquele dizia que não haviam variações nos objetivo(exemplo: uma mesa, seria sempre uma mesa) e este dizendo que ocorria sempre uma mutação, uma mudança em tudo(ou seja, ao passar o tempo mudanças ocorrem nas estruturas de todos os seres e objetos).
O último filosofo pré-socrático notável foi Demócrito, que tinha como pensamento o átomo(partícula indivisível), acreditando que tudo no universo era constituído de partículas e estas constituídas de partículas menores, até chegarmos em uma estrutura indivisível.Demócrito veio a ser estudado por Sir. Isaac Newton e Albert Eisten.


por:Victor Cavalaro

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Filosofia

  Esse é o primeiro post meu que segue a divisão oficial do blog, sou Victor Cavalaro, e irei apresentar-lhes algumas das idéias introdutórias de filosofia.Iremos desde pensadores do período pré-socrático até os mais atuais.
  Mas antes, algo sobre a semântica da filosofia, tem como significado mais simplificado: o amante da sabedoria, o que possui amor por ela ou que tem afinidade com o saber.Como já disse no começo, apresentarei alguns filósofos pré-socráticos e alguma noção muito básica de suas idéias.

Filósofos Pré-Socráticos:
• Tales de Mileto (Séc. VI a.C.);

• Anaximandro de Mileto (Séc. VI a.C.);

• Anaxímenes (550 a.C. – 526 a.C.);

• Anaxágoras (500 a.C. – 420 a.C.);

• Pitágoras de Samos (desconhecido);

• Empédocles (494 a.C. – 434 a.C.);

• Parmênides de Eléia (540 a.C. – 480 a.C.);

• Heráclito (540 a.C. – 480 a.C.);

• Demócrito de Abdera (460 a.C. – 370 a.C.);

  Bom, tudo começou em uma bela noite na Grécia(ou mesmo antes, já que é difícil determinar) onde alguns indivíduos locais sentiam a necessidade de buscar, o por que de tudo(como verdadeiras crianças), nesse tempo dizia-se que “tudo havia surgido do caos”.Entretanto surge um pensador, que disse: “Tudo é feito da água(Tales de Mileto).
  Como o principio dos pensamentos filosóficos era a contestação dos pensamentos de outros filósofos(Dialética – negação da negação), muitos não contentes com a afirmação de Tales decidem pensar mais a fundo, surge Anaximandro que tinha como pensamento: “tudo é feito do Arché(origem), mais foi o Apéirou (infinito) que criou”.Anaximandro foi contra as idéias de Tales(seu conterrâneo).Deus, para os católicos, é a origem de tudo além de ser considerado um “ser” infinito.

continua...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

1 Meta

caros amigos e leitores desse blog/portal, fugirei um pouco da minha função neste blog, mas o que vi há pouco não poderia ficar sem algum registro de minha parte:
Abertura da Copa do Mundo 2010/ África do Sul; um vídeo: "2 girl 2 lives". Como eu gostaria que todos tivessem o visto e compreendido, principalmente governantes, chefes de Estado, lideres, e professores e jovens! Sim, professores! Se vocês soubessem a importância de sua profissão, não a exerceriam do modo que fazem (sei que existe mui exceções, mas digo à grande massa maior), e não reclamariam dos alunos que não tem ciência da importância de aprender. Sim, jovens! O tanto quanto reclamar no futuro, será reflexo do quanto de conhecimento e aprendizado obtive-se na vida, se mais poderem absorver de ensinamentos em escolas, teatros, conversas, em tudo, menos terão do que reclamar, chorar e blasfemar contra a vida num futuro.
"Vejam o vídeo no portal"

E aqui parabenizo a ação tomada pela FIFA, e peço que não seja apenas algo para se mostrar e mostrar ao mundo que se esta fazendo algo em prol de um povo tão feliz, batalhador e que necessita realmente de educação e conhecimento para progredir, mas que tal ação seja focando o bem destes.

sábado, 5 de junho de 2010

O show do Novo Milênio

Meus primos, quero que vocês todos vão às suas janelas! Vão às suas janelas e gritem: "Estou cansado das drogas! Estou cansado das crianças que já nascem de viciados em crack! De pais infectados pela AIDS! Estou cansado dos altíssimos e pontiagudos sensos de segurança nacional em contraste com os bons nacionais trazendo para suas casas os cada vez menores salários mensais."

Eu estou cansado... vocês estão cansados... todos estamos cansados.Cansados desses fanáticos da Bíblia mercadores de Deus, de todos os tipos de aproveitadores, dos pseudo, dos inescrupulosos e dos atletas e modelos profissionais!

Amigos, quero que vocês se juntem a mim, quero que vocês vão às suas janelas e falem, gritem usando tudo o que puderem tirar desses arrasados, esgotados e massacrados corpos! Vão à janela e digam: "Estou cansado desses malditos e não aguento mais!"

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nova Utopia V – Acerto de questões

Nova Utopia I
Nova Utopia II
Nova Utopia III
Nova Utopia IV

Evidente que certos trechos de meus textos geraram alguma imagem preconceituosa e com esses post pretendo reajustar qualquer interpretação errônea.



Quando me refiro a massa brasileira acomodada tento indicar claramente a massa de jovens de classe media(ou os que acham ser dela), ou seja, aos jovens desta nação que tiverem privilégios socioeconômicos tendo assim uma boa base intelectual.Tristemente estes não cumprem com os deveres de lutar pelos que não possuem informações para tal, tendo em vista que após a “luta” os menos esclarecidos teriam condições(estas agora fornecidas a eles por um Estado democrático) para assim cuidarem de si próprios e perpetuar o ciclo de lutar para o bem do próximo.

Deliberadamente não tento açoitar aos brasileiros que por motivos da sociedade cruel que os cercam, perpetuando ciclos de miséria entre outros, não possuem informações e recursos para disputas para o cumprimento de seus direitos.

Claramente não esqueço das massas locais, ainda que em menor número e heroicamente, lutam pelo bem social de sua comunidade e nação em geral.

continua(nova utopia VI - o último)

por:Victor Cavalaro

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A História da Água Engarrafada - The Story of Bottled Water

Documentário feito por Annie Leonard , criadora de '' A História das Coisas ''

Em ''The Story of Bottled Water'' Annie mostra a grande farsa da água engarrafada, como a indústria nos influencia a comprar água engarrafada que chega a ser até 2000 vezes mais cara que a água da torneira , e que podem ser de qualidade inferior a que temos na torneira , e se analisarmos bem é uma água totalmente suja pois utiliza embalagens plásticas que tem como matéria prima o petróleo , e apenas uma pequena parte destas garrafas são recicladas a maioria é incinerada ou jogada no meio ambiente, enfim assistam o documentário e tirem suas conclusões.

The Story of Bottled Water (Português)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Não precisamos de controles mentais.

Um louco de pedra
por não querer ser são como uma pedra,
pois, se me chamam de louco,
só aceito ser louco de pedra!
já que, os quem, que me nomeiam louco
são pedras!

Só se movem quando os chutam.
Só se movem quando a água leva.
Só são vistos quando se amontoam.
Só são vistos como pedra.
Por isso amo ser louco,
se comparado à uma pedra!

Não sou mais uma pedra num muro,
porque detesto fronteiras,
e atravesso os limites da ciência das pedras.

Aposentados Suam a Camisa!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não decidiu se veta ou não o reajuste de 7,7% aprovado pelo Congresso Nacional para as aposentadorias acima de um salário mínimo, mas o governo propôs uma correção de 6,14% (valor que já está concedendo desde o início de 2010).


Um reajuste de 7% aos aposentados custaria aos cofres públicos cerca de R$ 7,8 bilhões por ano. No caso da proposta original, de aumento de 6,14%, o custo à União seria de R$ 6,7 bilhões. Já o reajuste de 7,7% custaria mais R$ 600 milhões por ano (além dos 7,8 bilhões).



Aprovar ou não?

Para se aposentar com 100% no Brasil é necessário “Contribuir” em 30 anos de trabalho com carteira assinada para mulheres e 35 anos para homens, ou podem aposentar acima de 60 anos para mulheres e acima de 65 para homens sem ter direito a 100%. Tempo exageradamente longo de contribuição para, somente depois, poder descansar alguns poucos anos gozando de seu “investimento” obrigatório  (INSS).


No Brasil, onde há mais de 190 milhões de pessoas (IBGE – 2009), cerca de 21 milhões delas são beneficiadas pela Previdência Social (segundo o Dieese - 2008),e mais de 300 mil pessoas são acrescentados a esse número por mês, porém desses 21 milhões de aposentados, 54% ganham apenas UM salário mínimo, ou seja, apenas os outros 46% serão beneficiados com o aumento. 


Por menos abrangente que seja esse projeto, é uma das boas poucas iniciativas a serem tomadas. Colaborar para o bem estar dos aposentados que tanto contribuíram para o crescimento do País, é fundamental, ainda mais sabendo que um dia enfrentaremos esse impasse, e seria ótimo vê-lo resolvido a partir de agora.


Como vocês acham que será a aposentadoria daqui alguns anos? Será mais fácil de conseguir a aposentaria ou seguiremos o exemplo da França que discute aumentar o tempo de contribuição de 40 anos (atualmente) para 41 anos até 2012?


Fontes: UOL JC / IBGE / O Globo / G1 Economia e Negócios / Sindicato Nacional dos Aposentados

POLÍTICA.