domingo, 27 de junho de 2010

Filosofia Pré-Socrática I

continuação....

Anaxímenes pensando em Pneuma Apeirou ou "ar infinito", julgava que o universo inteiro era constituído por "ar", chamando de ar o fluído que nos cerca. Já Anaxagóras, preferia dizer que o movimento do ar é o que definia a tudo, observando esse comportamento na natureza, hoje vemos tal comportamento de modelagem, erosão, causada pelos ventos etc.
Então, aparece um pensador que apaixonado por números acreditava que o universo se constituía por números, este foi o primeiro a adivinhar(calcular) a altura das pirâmides do Egito, estamos falando de Pitágoras de Samos. Usamos até hoje seu conhecimento, lembra do triângulo pitágorico(claro que tal triângulo foi definido melhor por ele, mas já existia muito antes)?
Entretanto, tentando evoluir no pensamento Empédocles, dialético, foi contra todos os pensamento e dizia que tudo era feito pelos quatro elementos: Terra, Fogo, Ar e Água. Para tudo existir era preciso tais elementos.
Tivemos também Parmênides e Heráclito, contemporâneos, que viviam em constante discussão já que aquele dizia que não haviam variações nos objetivo(exemplo: uma mesa, seria sempre uma mesa) e este dizendo que ocorria sempre uma mutação, uma mudança em tudo(ou seja, ao passar o tempo mudanças ocorrem nas estruturas de todos os seres e objetos).
O último filosofo pré-socrático notável foi Demócrito, que tinha como pensamento o átomo(partícula indivisível), acreditando que tudo no universo era constituído de partículas e estas constituídas de partículas menores, até chegarmos em uma estrutura indivisível.Demócrito veio a ser estudado por Sir. Isaac Newton e Albert Eisten.


por:Victor Cavalaro

0 comentários:

Postar um comentário