No dia 31 de Outubro, o povo brasileiro escolheu seu mais novo governante. Pela primeira vez neste país uma mulher, Dilma Rousseff (PT) que se distancio em votos nas regiões Nordeste e Norte, usará a faixa presidencial. Devo lembrar a todos que esse foi o resultado do segundo turno. No primeiro turno quando houve a possibilidade de escolher os Deputados Federais, Estaduais, Senadores, Governadores e Presidente(claro!), o estado de São Paulo elegeu Tiririca com recorde de votação(pedirei ao eleitor que lembre deste fato quando solicitado mais adiante), originando discussões sobre a legitimidade e grau de sua escolaridade, esquecendo-se de discutir a legitimidade da real democracia que vivemos, este fato sim é significativo, já que ao elegê-lo possibilitamos também a posse de mais quatro deputados.
Nestes últimos dias pós-eleições, surgem em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut etc.) comentários racistas e hediondos contra os brasileiros habitantes das regiões Nordeste E Norte, regiões onde a candidata do PT teve máxima de votos. Após ler uma noticia em alguns jornais, um em especifico quase não valorizou a matéria, mas parabéns ao restantes que tentou dar a cobertura necessária. Notei que brasileiros da Região Sul e Sudeste ainda acham que vivemos na idade média e realmente existe o tal de geocentrismo, mais especificamente cada um seria uma “Terra”. Claro não são todos os habitantes do Sul/Sudeste que agente de tal forma, entretanto, muito me choca os que assim imaginam o mundo, afinal no alto de seu estudo, prepotência, conhecimento e arrogância adoram culpar e hostilizar o que não entendem ou o que está longe, e para tal fazem uma verdade caça as bruxas usando de assuntos e argumentos absurdos.
Só tenho a lamentar, principalmente por universitário, praticamente fundando uma nova KKK, orgulham-se por estarem em academias do conhecimento. Deveriam lutar pela igualdade e extinção de preconceitos e não instigá-los ainda mais. O espírito revolucionário e igualitário há muito adormecera na geração coca-cola e pelo jeito entrará em como neste geração playstation.
Sinto grande magoa, já que vários conterrâneos sacrificaram-se(perdendo a juventude ou mesmo a vida) em épocas negras pela liberdade de expressão( não sendo usada lá muito corretamente ne?) e pela igualdade.
Falando no preconceito que tem nos assombrado, é curioso o fato do candidato a deputado federal 2222, cearense, aqui o leitor relembrará o que foi pedido no inicio, tenha sido eleito com recorde de votos, em São Paulo(um dos estados onde nasceu os recentes açoites ao restante do país). Alias justamente neste estado, onde a população acreditar viver uma total democracia, por que um candidato eleito leva mais quatro de lambuja para o poder? Isto deveria estar sendo discutido e não o grau de instrução de candidato X, ou a naturalidade do candidato Y. Ofendem a brasileiros que votaram na Dilma, eu voltei no Plínio candidato do PSOL, devo ser açoitado pelo chicote do preconceito por ter votado num candidato do partido SOCIALISTA?
Acho irracional qualquer povo preconceituoso, é praticamente um retrocesso na civilização. Ainda mais aqui no Brasil, onde seu povo é fruto da mais linda amalgama de etnias e regiões. Qual cidadão aqui não possui sangue imigrante?
Devemos realmente persistir com ideais racistas e xenofobicos? Torturados na ditadura de 64, entregaram as suas vidas aos ceifeiros pela liberdade de expressão, pela igualdade e pelo fim do autoritarismo, devemos negar o feito desses heróis e incitar crimes hediondos pela Internet? Tenho vergonha pela minha geração e peço desculpas a todos por ela ,aos brasileiros e brasileiras de todas as crenças e orientações sexuais!
A seguir selecionei link´s com as abordagens do assunto, inclusive um vídeo que encontrei no youtube.
5 comentários:
Ter xenofobia no Brasil é simplesmente ridículo , pior que a maioria dos atos de xenofobia são de estados do sul/sudeste , estados que apresentam o maior IDH do Brasil ,essa xenofobia é consequência do consumismo excessivo e falta de conhecimento ,cultura.
Ótima postagem, é uma pena que outros jovens não tem os mesmos pensamentos e nem lutem pelos mesmos ideiais, os de cidadãos...
Nunca pensei que esse tipo de preconceito fosse tão comentado.. hoje li uma noticia de um jornal regional que mostrava a pagina do Twitter de uma estudante de direito.. de DIREITO, que postou nao lembro exatamente o que mas era para q cada paulista afogasse um nordestino.. Direito.. de quem?
Victor "white" Cavallaro! Simplesmente parabéns. e mui bem posto.
gostaria apenas de acrescentar que a tal aluna, propulsora de tais atos preconceituosos (podemos chamar setentrionofobia?) , estuda DIREITO, e a OAB repudiou seus atos.
ao meu ver, o processo que Tiririca esta passando é uma coisa que nao deveria estar ocorrendo, julgalo sem ao menos esperar que ele mostre o que ele veio fazer, ser deputado, nao importa de onde ele veio ate que ano ele estudou e sim o que ira fazer.
Uma observação: Dilma seria eleita sem os votos do N e do NE, embora com apenas 200.000 votos de vantagem!
Postar um comentário