"Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me à uma mesa onde a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas onde faltavam sinceridade e verdade, e com fome me fui embora do inóspito recinto. A hospitalidade era fria como os sorvetes. Pensei que nem havia necessidade de gelo para conservá-los. Gabaram-me a idade do vinho e a fama da safra, mas eu pensava num vinho muito mais velho, mais novo e mais puro, de uma safra mais gloriosa, que eles não tinham e nem sequer podiam comprar. O estilo, a casa com o terreno em volta e o entretenimento não representam nada para mim. Visitei o rei, mas ele deixou-me à espera no vestíbulo, comportando-se como um homem incapaz de hospitalidade. Na minha vizinhança havia um homem que morava no oco de uma árvore e cujas maneiras eram simples. Teria feito bem melhor visitando aquele homem.
Até quando nos sentaremos à porta de casa a praticar virtudes ociosas e bolorentas, que qualquer trabalho tornaria descabidas? É como se alguém começasse o dia com paciência, contratasse alguém para lhe fazer o trabalho braçal e saísse para praticar a mansidão e a caridade cristãs com bondade premeditada!"
Esse artigo foi escrito pelo Professor de História Hélio Moretti exclusivamente para o Blog www.aquieoque.blogspot.com e Portal www.aquieoque.com.
Artigo escrito pelo Prof. Hélio do Cursinho Objetivo Guarulhos.
No último final de semana estudantes do Brasil todo prestaram o exame do ENEM. Mais uma vez o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) errou grosseiramente, primariamente, comprometendo de maneira irreversível a credibilidade desse exame criado pelo governo federal em 1998. Como se não fossem suficientes as falhas e vexames ocorridos no ano passado, os responsáveis pela prova mostraram mais uma vez o quanto a educação está desmoralizada e colocada em segundo plano em nosso país.
O mais irritante é que os estudantes foram instruídos para a “seriedade” da versão da prova 2010: não seriam permitidos relógios, lápis, borracha e outras coisas que poderiam colocar em risco a lisura e tranquilidade do exame. Essa demonstração de pseudo seriedade caiu por terra sob as falhas na impressão da prova, troca de cabeçalhos, erros na confecção de gabaritos. Lamentavelmente essa desorganização,essa inépcia (sem nenhum trocadilho com o nome do instituto responsável ) e principalmente essa falta de ação do MEC coloca o ENEM em xeque. Já fui um ardoroso defensor do ENEM e de sua filosofia; hoje lamento que o exame esteja completamente comprometido pela incompetência do poder público na aplicação simples de uma prova de âmbito nacional. Perdemos outra grande chance de estabelecer um programa sério e democrático de acesso ao nível superior. Uma pena: se fosse em um país sério cabeças teriam rolado e o vexame jamais se repetiria. Agora se discute juridicamente a anulação do exame; todos agem como se o tempo e esforço de milhões de estudantes fossem nada; como se esse período tão importante para os jovens não significasse nada. É uma lástima. Até quando seremos expostos a isso?
No dia 31 de Outubro, o povo brasileiro escolheu seu mais novo governante. Pela primeira vez neste país uma mulher, Dilma Rousseff (PT) que se distancio em votos nas regiões Nordeste e Norte, usará a faixa presidencial. Devo lembrar a todos que esse foi o resultado do segundo turno. No primeiro turno quando houve a possibilidade de escolher os Deputados Federais, Estaduais, Senadores, Governadores e Presidente(claro!), o estado de São Paulo elegeu Tiririca com recorde de votação(pedirei ao eleitor que lembre deste fato quando solicitado mais adiante), originando discussões sobre a legitimidade e grau de sua escolaridade, esquecendo-se de discutir a legitimidade da real democracia que vivemos, este fato sim é significativo, já que ao elegê-lo possibilitamos também a posse de mais quatro deputados.
Nestes últimos dias pós-eleições, surgem em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut etc.) comentários racistas e hediondos contra os brasileiros habitantes das regiões Nordeste E Norte, regiões onde a candidata do PT teve máxima de votos. Após ler uma noticia em alguns jornais, um em especifico quase não valorizou a matéria, mas parabéns ao restantes que tentou dar a cobertura necessária. Notei que brasileiros da Região Sul e Sudeste ainda acham que vivemos na idade média e realmente existe o tal de geocentrismo, mais especificamente cada um seria uma “Terra”. Claro não são todos os habitantes do Sul/Sudeste que agente de tal forma, entretanto, muito me choca os que assim imaginam o mundo, afinal no alto de seu estudo, prepotência, conhecimento e arrogância adoram culpar e hostilizar o que não entendem ou o que está longe, e para tal fazem uma verdade caça as bruxas usando de assuntos e argumentos absurdos.
Só tenho a lamentar, principalmente por universitário, praticamente fundando uma nova KKK, orgulham-se por estarem em academias do conhecimento. Deveriam lutar pela igualdade e extinção de preconceitos e não instigá-los ainda mais. O espírito revolucionário e igualitário há muito adormecera na geração coca-cola e pelo jeito entrará em como neste geração playstation.
Sinto grande magoa, já que vários conterrâneos sacrificaram-se(perdendo a juventude ou mesmo a vida) em épocas negras pela liberdade de expressão( não sendo usada lá muito corretamente ne?) e pela igualdade.
Falando no preconceito que tem nos assombrado, é curioso o fato do candidato a deputado federal 2222, cearense, aqui o leitor relembrará o que foi pedido no inicio, tenha sido eleito com recorde de votos, em São Paulo(um dos estados onde nasceu os recentes açoites ao restante do país). Alias justamente neste estado, onde a população acreditar viver uma total democracia, por que um candidato eleito leva mais quatro de lambuja para o poder? Isto deveria estar sendo discutido e não o grau de instrução de candidato X, ou a naturalidade do candidato Y. Ofendem a brasileiros que votaram na Dilma, eu voltei no Plínio candidato do PSOL, devo ser açoitado pelo chicote do preconceito por ter votado num candidato do partido SOCIALISTA?
Acho irracional qualquer povo preconceituoso, é praticamente um retrocesso na civilização. Ainda mais aqui no Brasil, onde seu povo é fruto da mais linda amalgama de etnias e regiões. Qual cidadão aqui não possui sangue imigrante?
Devemos realmente persistir com ideais racistas e xenofobicos? Torturados na ditadura de 64, entregaram as suas vidas aos ceifeiros pela liberdade de expressão, pela igualdade e pelo fim do autoritarismo, devemos negar o feito desses heróis e incitar crimes hediondos pela Internet? Tenho vergonha pela minha geração e peço desculpas a todos por ela ,aos brasileiros e brasileiras de todas as crenças e orientações sexuais!
A seguir selecionei link´s com as abordagens do assunto, inclusive um vídeo que encontrei no youtube.