sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aliens (I)

def:" 3.Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas." Esta é a definição encontrada no dicionário Houssais para Alienação.
Sim, esta é uma definição tomada como referência o ponto de vista marxista; mas, estaria errado? Haveria algum outro termo para definir o estado da grande massa de manobra existente hoje em nossa sociedade?
A submissão ao que é posto chega a ser uma posição regressiva ao desenvolvimento que tanto se almeja, tomemos como exemplo o que, hoje em dia, é posto como a cultura do povo: uma tela multicolorida, com multifunções, uma multiprogramação e sem algum intuito de criar senso crítico nos telespectadores, pelo contrário, os meios de comunicação, que tem a capacidade de abrangir milhões de diferentes mundos existentes no nosso mundo, são utilizados de forma única: passatempo. Não há nada contra um pouco de entretenimento, porém o passatempo acaba tomando todo o nosso tempo, tempo que poderíamos utilizar para adquirir o que falta em demasiado à atual civilização: conhecimento.
Me pergunto como que na sociedade da informação, a informação menos procurada é para a obtenção de conhecimento, e o que mais é informado é sobre como perder a consciência de seus verdadeiros problemas, submeter-se cegamente à valores e tornar-se um Alien(ado).

continua...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lados da Moeda

O que você compraria com sua vida?
Muitos, infelizmente, encaram a vida assim, como se a vida fosse um objeto e a depredam, tornam-a moeda de troca. Jogam a vida para o alto todas as manhãs, tirando um "cara-ou-coroa", para saber como se comportarão naquele dia.
[
Duas faces.
Lados opostos.
Semelhanças vãs...
]
Não despreze tua vida, ela é a coisa mais valiosa que se têm; e há quem a venda com água no deserto. E você, o que compraria com sua alma? A morte?! Sim, mas não física e sim moral.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exponencialmente rápido!



Todos que estão lendo essa matéria, de alguma forma já estão ligados à tecnologia, afinal estamos em um blog e PAH, você inevitavelmente está usando a internet. Mas o que está tecnologia nos refere? Qual a sua finalidade? Muitos dizem que é algo desnecessário, outros acham fundamental, será que essas mesmas indagações foram feitas na quando surgiu a RODA? Sim, a roda, vai me dizer que ela não foi um enorme avanço tecnológico, o quanto ela não facilitou o transporte, o esforço? Digo que analisando em um aspecto geral, é a mesma coisa.

Após a globalização, e como sempre o ser humano tem a necessidade de evoluir, surgiram novas necessidades de “comunicação” e formas de lidar com o acesso e distribuição rápida das informações essa é à base da internet e da informática em geral, a informação.

Um vídeo bem interessante que mostra a rápida evolução desse segmento, e opiniões que dizem ser o fim do mundo, outros uma nova forma de viver, expresso a minha de que é sim possível viver em harmonia com a tecnologia e o meio-ambiente.