Sim, esta é uma definição tomada como referência o ponto de vista marxista; mas, estaria errado? Haveria algum outro termo para definir o estado da grande massa de manobra existente hoje em nossa sociedade?
A submissão ao que é posto chega a ser uma posição regressiva ao desenvolvimento que tanto se almeja, tomemos como exemplo o que, hoje em dia, é posto como a cultura do povo: uma tela multicolorida, com multifunções, uma multiprogramação e sem algum intuito de criar senso crítico nos telespectadores, pelo contrário, os meios de comunicação, que tem a capacidade de abrangir milhões de diferentes mundos existentes no nosso mundo, são utilizados de forma única: passatempo. Não há nada contra um pouco de entretenimento, porém o passatempo acaba tomando todo o nosso tempo, tempo que poderíamos utilizar para adquirir o que falta em demasiado à atual civilização: conhecimento.
Me pergunto como que na sociedade da informação, a informação menos procurada é para a obtenção de conhecimento, e o que mais é informado é sobre como perder a consciência de seus verdadeiros problemas, submeter-se cegamente à valores e tornar-se um Alien(ado).
continua...